Notícias

Categoria: representatividade

Marcos Roberto Stumpf, de São Miguel do Oeste, assume presidência do CEJESC

A 159ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) foi marcada, entre outros, pela aprovação de alterações no regimento interno do CEJESC e, por consequência, a posse do novo presidente do Conselho, Marcos Roberto Stumpf, até então 1º vice-presidente. Ele assumiu o cargo de Antônio Carlos Guimarães, que agora preside o Conselho Consultivo do CEJESC.

Sediada pela regional Planalto Norte, a AGO foi realizada em Mafra, nos dias 21 e 22 de fevereiro, com a participação de 184 representantes de núcleos de jovens empreendedores de todo o Estado.

Principais alterações no regimento interno

As alterações propostas pelo Conselho e aprovadas pelos coordenadores de núcleos tiveram o objetivo de adequar o regimento interno ao estatuto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), além de alinhar com a metodologia do Programa Empreender e promover a modernização das atividades do CEJESC.

Sendo assim, foi alterado o tempo de gestão da diretoria para um ano, de janeiro a dezembro. Com isso, ocorreu a posse do novo presidente, que permanecerá no cargo até dezembro de 2019. Os demais membros da diretoria também permanecem até o final deste ano. Outro ajuste refere-se ao calendário das AGOs, que, a partir de 2020, serão realizadas a cada dois meses. Quanto ao Conselho Superior, este passou a chamar-se Conselho Consultivo.

Ao encerrar seu mandato como presidente do CEJESC, Guimarães destacou que essas mudanças se basearam, principalmente, na necessidade de adequar o trabalho do Conselho a uma nova realidade e abrir espaço para novas lideranças, acreditando que a gestão de 12 meses dará maior dinamismo ao trabalho. “Nós passamos por cargos, mas permanecemos sempre sendo cejesquianos. Agradeço por todo apoio, e a todos que depositaram sua confiança no meu trabalho. Sucesso ao Marcos em sua gestão e aos próximos que virão na continuidade”, frisou.

As alterações no regimento interno são vistas com bons olhos pelos nucleados. O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores de Jaraguá do Sul, Daniel Maiolino, acredita que elas vão contribuir para melhorar a atuação do Conselho.

“Houve dois pontos que eu achei extremamente benéficos nessa alteração do regimento interno. O primeiro foi a diminuição de 12 para seis AGOs no ano, pois você consegue fazer com que os núcleos, ao redor do Estado, consigam levar mais pessoas para as AGOs e a própria diretoria do CEJESC consiga estar mais presente nos eventos dos núcleos. Outro ponto foi a diminuição do tempo de gestão na diretoria do CEJESC. Com isso, se criam mais oportunidades para que outros jovens cresçam dentro do Conselho Estadual, o que fica mais dinâmico e fomenta o surgimento de novas lideranças”, observa o coordenador.

A ata digital da AGO, com mais detalhes sobre as alterações, será disponibilizada no site do Conselho.

CEJESC tem o primeiro presidente do Grande Oeste

Antônio Carlos Guimarães passou o cargo para Marcos Roberto Stumpf

O empresário Marcos Roberto Stumpf, 33, é o primeiro líder do CEJESC a representar a região do Grande Oeste. Natural de São Miguel do Oeste, é analista de sistemas e pós-graduado em Redes de Computadores pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Empresário do ramo de informática, atua com sistemas de automação comercial e controles de acesso há mais de 15 anos.

Marcos ingressou no movimento jovem em março de 2012 e, desde então, já participou de 50 AGOs do CEJESC e sete AGOs da CONAJE. Já foi coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores (JESMO) e diretor de Núcleos da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO). No CEJESC, atuou como vice-presidente da regional Extremo Oeste e 1º vice-presidente estadual. Atualmente, é conselheiro titular da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).

Segundo ele, o desafio de assumir a presidência é motivador: “Neste momento, o CEJESC passa por uma reestruturação, para ficar alinhado com a nossa Federação. Tenho o compromisso de, junto com a atual diretoria, entregar o que já foi planejado e dar continuidade aos trabalhos do nosso ex-presidente”.

AGO recheada de novos conhecimentos e empreendedorismo

A programação da AGO surpreendeu os participantes, oferecendo muito aprendizado, troca de informações e oportunidades para a geração de negócios. Com o tema “Respirar, inspirar e não pirar”, o evento discutiu sobre premissas necessárias ao sucesso do empreendedor.

Logo na abertura, foram três palestras, abordando “Sistema anticorrupção e compliance”, com Emerson Maas; “Metas e mitos, com Ewerton José Peixoto Junior; e “Liderança”, com o capitão do Exército Brasileiro, Bruno Campos. As visitas técnicas, por sua vez, ocorreram junto ao Moinho Catarinense, Klabin e 5º Regimento de Carros de Combate.

  

Durante a assembleia, além da discussão e aprovação do novo regimento interno, diversos assuntos integraram a pauta. A diretora de Sustentabilidade do CEJESC, Diana Melim, apresentou um planejamento de sua pasta e convidou os empreendedores a desenvolverem ações focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Kamila Laurindo, diretora responsável pelo Programa Geração Empreendedora, explanou sobre os resultados obtidos com a ação em 2018. Foram 487 alunos do ensino médio que participaram do programa, em 54 escolas de 20 cidades catarinenses. Todo o projeto é desenvolvido por meio de empresários voluntários, ligados aos núcleos de jovens empreendedores e de mulheres empresárias.

Outro ponto evidenciado durante a AGO foi a participação de membros do CEJESC na diretoria da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), cuja posse ocorreu em Brasília, no dia 13 de fevereiro. A 159ª AGO encerrou com a apresentação da próxima assembleia, marcada para os dias 21 e 22 de março, em Otacílio Costa, na Serra catarinense.

  

Núcleo anfitrião avalia evento

Para a coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores de Mafra, Taciana Pickssius, foi uma satisfação receber uma AGO pela segunda vez na cidade. “Fazer parte do movimento jovem nos torna diferentes. Além do conhecimento e da capacitação que adquirimos, criamos laços de amizades que acabamos levando para a vida toda”, ressalta.

“Como disse o Capitão Campos em sua palestra, ‘para ser um bom líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir’, então, essa frase me faz ter a convicção de que temos bons exemplos de liderança dentro dos núcleos e da diretoria do CEJESC, pois é um movimento que vem crescendo a cada dia. Espero que todos os participantes tenham aproveitado nossa AGO e que levem este aprendizado para seus núcleos, para suas empresas e para suas vidas”, finaliza a coordenadora.